20 de maio 2013


Devocional do dia:

"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta."
                     Salmo 23:1

    Um dos problemas que a maioria de nós enfrenta é que não temos um retrato claro de Deus. Nossa imagem dele é turva, enevoada pela lembrança de catedrais frias e lúgubres, padres e pastores severos, distantes e impessoais. Quem sabe se por termos sofrido nas mãos de um pai ausente, emocionalmente distante, embrutecido ou simplesmente fraco, transferimos essa imagem ao Senhor? Todos temos noções incorretas de Deus. Surge, então, a pergunta: Afinal de contas, quem é Ele?
        Davi nos oferece uma resposta reconfortante e estimulante: O Senhor é o meu pastor...
A declaração que inicia o seu salmo, introduz a imagem central que se revela através do poema. Cada verso elabora um símbolo, preenchendo o quadro sobre como o pastor-Deus- nos leva para as águas de descanso pelas veredas da justiça. Nada nos faltará!
        O próprio Davi era um pastor. Ele passou uma parte de sua juventude no deserto cuidando das ovelhas de seu pai(1Samuel 17:28). O deserto se mostrou um excelente refúgio para a meditação sobre a bondade de Deus. Um dia, pastoreando o rebanho, veio à sua mente a idéia de que o Senhor era semelhante a um pastor. Ele pensou nos cuidados incessantes que as ovelhas necessitavam, em como eram indefesas e dependentes; como se desgarravam do restante facilmente, escapando dos trilhos seguros e exigindo atenção e desvelo constantes para serem guiadas. Lembrou-se como resgatara algumas delas dos caminhos dos predadores. Nunca qualquer uma de suas ovelhas teve consciência de como foi tão bem cuidada pelo seu pastor. Então, Davi concluiu que Deus é semelhante a um bom pastor.
        Mais ou menos 600 anos depois da composição daquele poema de Davi, Jesus disse com tranquila segurança: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas(João 10:11). Este é o Senhor Jesus Cristo! O seu coração de pastor palpita com amor genuíno e puro por nós, suas ovelhas, e seu sangue precioso foi oferecido por cada um de nós. Ele nos conhece perfeitamente e nos convida: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso(Mareus 11:28).

Pense nisso:
O clamor de um mundo visível e audível é tão persistente que a voz tranquila e suave de Deus pode não ser ouvida. Mas a todos que a distinguirem no turbilhão de agitação em que vivemos, ele promete: "Tomarei conta delas numa noa pastagem, e  os altos dos montes de Israel serão a terra onde pastarão; Ali se alimentarão, num rico pasto nos montes de Israel
(Ez 34:14).

Devocional para casais, Jaime e Judith Kemp, pg 147.


Que Deus nos abençoe com Sua Palavra neste dia...

Comentários