14 de fevereiro de 2013
Devocional do dia:
" Ele[Judas], tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite."
(João 13:30)
Leitura:
João 13:21-30
"E era noite"
Durante uma viagem de negócios participei de um culto vespertino na quinta-feira antes da Páscoa - um culto de comunhão e Tenebrae(do latim, sombra ou escuridão) numa pequena capela iluminada por velas. Depois da Ceia do Senhor, uma passagem do evangelho de João foi lida em voz alta, foi apagada uma vela e cantamos uma estrofe de um hino que falava sobre a jornada de Jesus em direção à cruz. Isso foi repetido 14 vezes, até a capela ficar em completa escuridão. Em silêncio, ajoelhamo-nos em oração e, em seguida, um a um, saímos silenciosamente.
A escuridão desse tipo de culto pode lembrar-nos dos elementos tenebrosos que envolveram a morte de Jesus. Pense em Sua última ceia com os discípulos(João 13:21-30), quando Ele explicou que um deles o trairia. Somente Jesus sabia que seria Judas. "Ele[Judas], tendo recebido o bocado, saiu logo. E era noite" (v.30).
Na noite mais escura da vida de Jesus, Ele agonizou em oração no jardim, enfrentou uma prisão injusta, suportou humilhação nas mãos de líderes religiosos e estremeceu com as negações de Pedro. Mesmo assim, Jesus caminhou fielmente em direção à cruz na qual morreria por nossos pecados.
Jesus suportou trevas e morte para dar-nos luz e vida.
Louve-O por tudo o que Ele passou por nós! - D.C.M.
Nosso Andar Diário,jan, fev, mar 2013; Ministérios RBC, pg. 28 mar;
Que Deus nos abençoe com Sua Palavra neste dia...
Comentários