Bíblia: A Palavra viva e eficaz de Deus!


ÚNICA NA SUA COERÊNCIA OU HARMONIA.

            A primeira vista, a Bíblia parece ser uma coleção de literatura, principalmente judaica. Se investigarmos as circunstâncias em que foram escritos os vários documentos bíblicos, descobriremos que foram escritos aos poucos, durante um período de aproximadamente 1500 anos. Os escritores escreveram em vários países, desde a Itália, no Ocidente, até a Mesopotâmia e possivelmente a Pérsia, no oriente. Os escritores formavam um grupo heterogêneo de pessoas, não apenas separados uns dos outros por centenas de anos e centenas de quilômetros, mas pertencentes aos mais variados ramos de atividades. Havia reis, boiadeiros, militares, legisladores, pescadores, estadistas, pessoas da corte, sacerdotes e profetas, um rabino fabricante de tendas e um médico gentílico, para não falar de outros de quem nada sabemos, senão os escritos que nos deixaram. Os próprios escritores pertencem a uma grande diversidade de estilos literários. Incluem: Histórias, Lei, Poesia Religiosa,  Textos Didáticos, Poesia Lírica, Parábolas e Alegorias, Biografia, Correspondência Pessoal, Recordações e Lembranças Pessoais, Diários, além dos estilos caracteristicamente bíblicos de literaturas proféticas e Apocalípticas.
            Por tudo isso, ou apesar de tudo isso, a Bíblia não é uma simples coleção de trechos literários escolhidos de várias obras; existe uma unidade que dá coesão ao todo. Ela não é uma antologia, uma antologia é compilada por um antologista, mas nenhum antologista compilou a Bíblia.
            A Bíblia trata de centenas de temas controversos. Tema controverso é aquele que pode gerar opiniões divergentes, quando mencionado ou discutido.
           Os autores bíblicos falaram de centenas de temas controversos (nas condições mencionadas acima) com harmonia e coerência, desde Gênesis até o Apocalipse. Há uma única história que vai se revelando: “A redenção do homem por parte de Deus”.
            Se apanharmos, hoje, apenas dez dos autores de livros, tendo a mesma profissão, serem da mesma geração (A Bíblia foi escrita durante 40 gerações) e do mesmo lugar, viverem na mesma época e experimentarem as mesmas circunstâncias, falarem a mesma língua, para analisarem um único tema controverso (A Bíblia fala de centenas com harmonia e concordância), será que esses autores iriam concordar entre si? E a resposta é óbvia: Não. O que nós teríamos seria um amontoado de idéias.
            A harmonia da Bíblia é uma das provas da sua inspiração. Pois é fácil perceber que apesar de vários autores há um só Autor.

Pense nisso...
Que Deus te abençoe.

Comentários