Escola Bíblica Dominical - 25 de março de 2012:





Neste domingo iniciamos o estudo sobre "a Vontade de Deus"
Com a graça de nosso Senhor tivemos um bom estudo e um bom grupo presente.
Para vislumbrar este assunto que tem gerado tanta polêmica no seio da igreja é necessário se fazer uma distinção entre a vontade Revelada e a vontade Secreta de Deus. Mas, mais do que isso, é necessário tornar prático o assunto aos filhos de Deus, mostrando que a vontade de Deus é clara e não há contradições nela. Saber como nos comportar diante da Vontade de Deus, uma vez que, esta se torna clara aos nossos olhos, também é de suma importância; pois de que serve saber sem viver?! E por fim praticar a vontade de Deus é nosso dever como filhos amados de Deus, por isso é importante também fazermos uma relação entre a vontade de Deus e áreas de nossas vidas. Estes são os assuntos que desenvolvi tendo por base de consulta a Palavra de Deus. Meu desejo é que este estudo sobre a Vontade de Deus traga uma compreensão melhor daquilo que Deus quer para suas vidas e desperte o interesse em estudar mais sobre o assunto, e também, te ajude a viver como sábio procurando compreender a vontade de Deus nestes dias tão maus em que estamos vivendo(Efésios 5:15-18). Vivamos de acordo com a Vontade de Deus!
Nesta primeira aula já vimos um pouco sobre a vontade revelada de Deus(Sua Palavra) e a vontade secreta de Deus(o conselho de Deus).
Segue abaixo o esboço:
Texto: 1 Tessalonicenses 4:3; Romanos 9:19
Tema: A Vontade de Deus
Tema desta aula: As duas faces da Vontade de Deus
I- As duas faces da vontade de Deus
A) A vontade revelada de Deus
B)A vontade secreta de Deus(Isaías 46:10)
*o paralelo: 1 Tessalonicenses 4:3 e Romanos 9:19
O primeiro verso está tratando da vontade revelada de Deus e o segundo se trata da vontade secreta de Deus.
#Qual a nossa responsabilidade e dever?
Não buscar cumprir com a vontade revelada de Deus com o pretexto de que "eu sou ignorante e não conheço a vontade secreta de Deus" é o maior absurdo que alguém pode dizer!
Deixe dizer: Deus nos revelou em Sua Palavra aquilo que devemos fazer, ou seja, a Palavra de Deus nos dá responsabilidades e deveres a serem cumpridos, portanto devemos buscar na Palavra de Deus as respostas para nossos problemas e dúvidas, e simplesmente regeitar a verdade é "pura deculpa furada" de um filho irresponsável que não está agindo com maturidade para com o Pai.
Conclusão:
O ato de um pai em disciplinar seu filho serve como um bom exemplo para fechar este assunto. O desejo do pai é que o filho se comporte conforme a educação dispensada pelo pai ao filho, mas sabemos que nem sempre é assim. Há um momento em que o filho desobedece e então o pai tem que lhe aplicar uma disciplina, e na maioria das vezes essa disciplina é física(de acordo com os princípios Bíblicos). O ato de surrar o filho na sua essência não é bom e não agrada o pai e muito menos o filho, mas em virtude de um “todo”, o pai julga necessário fazê-lo. O pai não o faz porque é obrigado a fazer, mas sim, porque ama o filho e não quer vê-lo em uma situação pior por falta de educação! Então disciplina-o para a própria edificação de seu amado filho.
Deus nos deixa sua vontade revelada para que saibamos viver de modo que o agrade, mas também permite coisas que muitas vezes não entendemos, mas que no fim, contribuem para nosso bem!
Essa é a lição da história da humilhação e exaltação de José no Egito. Seus irmãos o venderam como escravo. A esposa de Potifar fez que fosse encarcerado. O copeiro do faraó esqueceu-o na prisão por dois anos. Onde estava Deus em todo esse pecado e desgraça? José responde em Gênesis 50.20. Ele diz aos seus irmãos culpados: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida".
"A desobediência teimosa do coração das pessoas não leva ao fracasso dos planos de Deus, mas à sua concretização"
John Piper.

Que Deus vos abençoe ricamente....

Comentários